Qual o combustível ideal para o seu carro?

Qual é o melhor motor para o seu carro?
31 de janeiro de 2019
A história da lenda: FORD MUSTANG!
28 de fevereiro de 2019

Quando compramos um veículo, é importante pensarmos sobre os tipos de combustíveis que poderemos usar, ou seja, pesquisar o combustível ideal para o seu carro. Para isso, precisamos entender primeiro, o que é a tal “octanagem” dos combustíveis que todos falam. A octanagem é a resistência à detonação de combustíveis usados nos motores. Uma octanagem maior não significa uma qualidade maior do combustível. Mas motores que são mais potentes exigem gasolinas com mais resistência.

Combustíveis
• Gasolina Comum: A gasolina comum tem octanagem de no mínimo 87. A comum é o combustível puro (tipo A), que leva mistura de álcool anidro e aditivos que aumentam sua resistência à detonação no motor. É recomendada para todos os carros, porém, em carros com motor de alta potência, utilizar a gasolina comum, pode fazer com que o veículo não alcance todo o seu desempenho.

• Gasolina Aditivada: É a gasolina comum com mistura de aditivos, detergentes, dispersantes e lubrificantes. Sua vantagem, é que com esses aditivos, esse combustível auxilia na limpeza do motor, porém, não potencializa o desempenho do mesmo.

• Gasolina Premium: Essa gasolina tem uma maior octanagem (em torno de 91), e tem menor proporção de álcool. É recomendado para carros de maior potência, pois irá auxiliar o desempenho máximo do motor. Usar esse tipo de gasolina em motores de baixa potência, não terá muito efeito, já que não aumentará o desempenho desses carros.

Carro Flex
Motores flex, são motores que aceitam tanto gasolina (comum, aditivada, premium) e o álcool. Ao contrário do que muitos pensam, os motores flex se adaptam rapidamente a qualquer mistura e troca de combustível. Porém, para quem mora em locais frios, é melhor dar prioridade à gasolina.
Além disso, é importante ficar atento para a sujeira que a mistura pode gerar no tanque de gasolina, fazendo com que o motor não atinja toda a sua potência.

Saber escolher o combustível ideal para o seu carro é fundamental, não apenas para manter a saúde do seu carro, fazendo com que ele atinja seu desempenho máximo, como também pela economia que gera, ao escolher a gasolina correta para o seu motor.

Compartilhe isto:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *