Por que é tão difícil engatar a primeira marcha, com o carro em movimento?

Quando é a hora certa para trocar de carro?
31 de agosto de 2018
A placa veicular está mudando!
13 de setembro de 2018

Dirigindo por ai, com certeza você já tentou fazer esta manobra com o seu veículo, né? Provavelmente deve ter ouvido ruídos e sentiu uma certa dificuldade. Não se preocupe, vamos explicar o que acontece com o seu carro nessas horas e o que você deve fazer para evitar que isso se repita e acabe prejudicando o bom funcionamento, gerando gastos futuros.

O câmbio é responsável por receber a força do motor e transferir às rodas, multiplicando ou não a velocidade das rotações. Ele faz isso controlando o movimento de três eixos – piloto, contra eixo e principal – por meio de engrenagens de diferentes tamanhos.

Quando os pistões e bielas sobem e descem, eles giram o virabrequim, um eixo ao qual está conectado o volante do motor. É a ele que a embreagem se une quando seu pedal não está pressionado.

Isso permite que as rotações do motor cheguem ao eixo piloto. É por este eixo, ligado à embreagem, que o câmbio recebe as rotações do motor. O eixo piloto, por sua vez, transfere seu movimento ao contra eixo, que vai direcionar a rotação do motor para cada uma das marchas. É aí que a mágica começa.

As engrenagens das marchas, posicionadas no eixo principal, se encontram com suas engrenagens correspondentes do eixo principal. Nas primeiras marchas, o virabrequim e o motor dão mais voltas que a engrenagem do câmbio e, assim, multiplica a força enviada às rodas.

Normalmente, há uma grande diferença de tamanho entre as engrenagens da primeira e da segunda marcha. Nas seguintes a diferença é menor, pois o carro já está em boa velocidade.

Para facilitar as trocas, existe uma peça chamada anel sincronizador. Ele tem dentes cônicos que ajudam a sincronizar as rotações entre engrenagem da marcha e a que está ligada ao contra eixo.

Para tentar amenizar esse problema, o ideal é reduzir bastante a velocidade do carro antes de acionar a primeira marcha. Ou você vai ouvir o barulho de arranhado outra vez – e torcer pela integridade do anel sincronizador.

Compartilhe isto:

1 Comentário

  1. luiza disse:

    muito bom esse site parabéns pelo trabalho. 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *