BMW: 102 anos de história

Dicas para comprar o carro ideal, de presente de Natal
30 de novembro de 2018
10 MEGA CURIOSIDADES QUE VOCÊ NÃO SABIA SOBRE OS CARROS!
13 de dezembro de 2018

No começo deste ano, a empresa alemã BMW, uma das principais montadoras de veículos de luxo, completou mais de 10 décadas de existência. A montadora nasceu em 7 de março de 1916 e no começo era responsável pela fabricação de algumas aeronaves. A empresa começou seus trabalhos em meio à Primeira Guerra Mundial e o seu primeiro nome fazia referência aos produtos que produziam na época: “Fábrica Bávara de Aviões” (Bayerische Flugzeugwerke).

Depois da guerra e com a Alemanha derrotada, o país teve que assinar, obrigatoriamente, o Tratado de Versalhes – que proibia a produção de aviões no país. Foi em 1922 que a marca ganhou outro nome, um novo logotipo e um foco diferente: a produção de motores. Não demorou muito até que a marca começasse a produzir motocicletas e carros.

Na Segunda Guerra Mundial, a história da BMW envolveu a contribuição para a indústria armamentista durante o regime de Hitler, com a volta às origens – produzindo motores de avião – já que a força aérea era ponto importante na guerra. Sabe-se ainda que, em 1939, a BMW utilizou milhares de prisioneiros de guerra – cerca de 30 mil -, que estavam em campos de concentração, para trabalharem em suas fábricas. Mais uma vez a Alemanha perdeu a Guerra e a BMW saiu desolada. Para sobreviver, ela fabricou eletrodomésticos. A produção de motos foi retomada apenas em 1948 e a de carros em 1952.

A BMW chegou bem próximo da falência, em 1959, mas foi absorvida pela rival Daimler-Benz. Herbert Quandt, filho de um industrial, foi um dos acionistas responsáveis pelo novo pico de sucesso da marca e, atualmente, ainda possuem 47% das ações.

Hoje a BMW é reconhecida pelo mundo todo, responsável pela fabricação de diversos carros de luxo e design diferenciado. A montadora ainda é responsável pela produção dos Rolls-Royce e Mini. São 30 fábricas, em 14 países, e mais de 100 mil funcionários. A BMW foi a primeira alemã a produzir carros elétricos, com o BMW i de 2011, se tornando uma referência ainda maior para o segmento.

 

E aí, quais são os seus modelos preferidos da BMW? Conta pra gente nos comentários!

Compartilhe isto:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *