A placa veicular está mudando!

Por que é tão difícil engatar a primeira marcha, com o carro em movimento?
6 de setembro de 2018
Itens para verificar na hora de comprar um seminovo
4 de outubro de 2018

As placas do Mercosul chegam ao Brasil. O primeiro estado brasileiro a adotar a nova regra, foi o Rio de Janeiro. Os demais estados têm até o dia 1º de dezembro para dar início à implantação do novo sistema.

A mudança traz mais segurança para quem precisa se locomover, seja com carro ou moto. A placa do Mercosul conta com um chip e um código do tipo QR Code para facilitar a identificação dos veículos roubados ou clonados nos países do Mercosul. Caso o proprietário do veículo desejar, já pode antecipar a substituição do objeto. O ano limite para que todos os veículos possuam a placa, será de 2023.

 

O que muda?

A principal mudança da nova placa está no padrão visual, que será sempre com fundo branco e uma faixa azul na parte superior. O que vai definir a categoria do veículo serão as cores das letras e números.

A sequência também foi alterada. O sistema atual, com três letras e quatro números (AAA-0000) dará lugar a um com quatro letras e três números (AAA0A00).

A plaqueta que identifica o estado e o município de registro também será aposentada. Em seu lugar haverá somente a inscrição “Brasil”.

Dois brasões irão identificar o município e o estado do automóvel, com o nome da cidade escrito em uma fonte menor sob o logotipo.

 

Estamos no período de transição, em que alguns DETRANs já estão preparados para o emplacamento de veículos no novo padrão, enquanto outros continuarão a emplacar no padrão pré-Mercosul, ou seja, (AAA-0000)

 

Durante todo o período de transição de maneira a permitir a conversão dos emplacamentos e a convivência entre ambos os modelos, será utilizada apenas as de letras de “A” a “J” para o segundo caractere.

 

Regras de conversão:

0 = A

1 = B

2 = C

3 = D

4 = E

5 = F

6 = G

7 = H

8 = I

9 = J

 

Dessa forma, um veículo com a placa ABC-1234 tem equivalência no Padrão Mercosul de ABC-1*C*34.

 

Se porventura um veículo for transferido o Rio de Janeiro para Santa Catarina (que ainda não adotou o novo modelo), receberá uma placa do modelo antigo (AAA-0000) sendo que o caractere que for letra será transformado em número.

Compartilhe isto:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *